Ao longo de uma vida pude pensar muito a respeito de nossas máscaras. Sobre o porquê delas existirem, e o porquê as usamos para nos esconder.
Logo de início posso dizer que são inúteis, pois, mais cedo ou mais tarde, nos descobrirão. Ou então simplesmente acabaremos por nos conscientizar de que elas nos atrapalham na convivência com as pessoas, e com nós mesmos...
Máscaras. Fernando Pessoa e muitos outros escritores usavam de pseudônimos ou inventavam outros personagens para suas obras. A verdade é que escritores são muito ousados para isso, e penso até que tinham a intenção de fazer críticas a sociedade. Ou então eles simplesmente queriam não ser reconhecidos...
A questão é: para quê esconder-se?
Creio que foram os gregos que inventaram a arte de representar, ou seja, o Teatro (mas isso não importa agora. O que importa é saber que sempre procuramos uma forma de nos esconder, de representar). Os gregos perceberam isso, então inventaram uma arte. Inteligentes, não?!
Desde os tempos mais remotos, o ser Humano decidiu-se por padronizar coisas diversas, talvez apenas com o intuito de facilitar a vida. Padrões de beleza são impostos, padrões de personalidade também.
Era uma vez que a Deusa Vênus de Willendorf (uma famosa escultura) descreve qual era o modelo de beleza da sociedade do Paleolítico. Mulheres de seios fartos e bacia larga, para a reprodução. Já na Grécia o modelo era perfeição e proporção. Homens musculosos, de tanquinho e tudo, e mulheres de bela silhueta, seios grandes. Passou-se um bom tempo, e cá estamos nós. Temos o mesmo modelo grego afinal.
Quanto a padrões de personalidade...vocês já notaram qual é o modelo que a sociedade sempre quer que sigamos? O modelo de pessoa que obtém sucessos em várias áreas da vida, como amorosa, social, e, principalmente, material. Pessoas que seguem as regras e os moralismos. Pessoas que "matam" ou escondem seus desejos dentro de si, com medo de libertar-se, só para não pagarem por isso depois. Pessoas, personalidades, frustração.
A religião foi a instituição mais brilhante da sociedade, dos que queriam o poder...Nada como usar a fé das pessoas para obrigá-las a seguir um padrão, obrigá-las a acreditar em moralismos, para controlá-las! (Cristo era desperto e consciente. O grande governador da Terra...e em nenhum momento pregou moralismos, mas coisas como o amor e o perdão).
Depois do que você leu, percebe o porquê de esconder-se? Tem real consciência do que a sociedade faz com você, prendendo-o dentro de si mesmo? É claro que o que pus aqui são meros exemplos, mas não deixam de ser realidade...se você não percebe, é porque permitiu que a sociedade o alienasse demais.
Infelizmente, nossos sonhos, nossos desejos e nossos impulsos são seriamente repreendidos. Quem é que nunca sentiu que precisava se libertar, que queria fazer coisas que as pessoas julgam mal, mas que não tem coragem de fazer só pra não ser "excluído"?
O ser humano medíocre excluí aquele que pensa por si próprio, que vive livre e desimpedido. Rebelde???¬¬'
Enfim, estas são as nossas máscaras, e aos poucos sentirá necessidade de tirá-las...Mas, por favor, não sinta que está fazendo algo errado (a menos que esteja prejudicando alguém). Enfrente o mundo para mostrar seu eu verdadeiro!